Home / Aurelino Leal / Esporte / Rede Municipal inicia ‘Jornada Pedagógica 2019 em Aurelino Leal’

Rede Municipal inicia ‘Jornada Pedagógica 2019 em Aurelino Leal’

 “Desafios e possibilidades na Educação Municipal” é o tema da Jornada Pedagógica que está sendo promovida pela Prefeitura de Aurelino Leal, por meio da Secretaria da Educação. Neste ano de 2019, a Jornada teve início na noite dessa segunda-feira (25), por volta das 20 horas, na Quadra Gilberto Andrade.  Já nos dias 26 e 27, a Jornada continuará em escolas do Município.

Diversos professores e funcionários da educação participaram da abertura da jornada pedagógica da rede municipal de ensino 2019.

A Prefeita Liu Andrade, em seu discurso, falou das prioridades em sua gestão e destacou a educação com metas de melhor qualidade no ensino fundamental. Liu ressaltou a participação de todos os funcionários em diversas adequações que estão sendo elaboradas com o objetivo de aprimorar a gestão educacional de Aurelino Leal. “Eu preciso do apoio de todos vocês. Precisamos trabalhar em conjunto para melhorar a educação que é oferecida para as nossas crianças e adolescentes. Estamos realizando adequações que surtirão efeitos positivos em médio e longo prazo e isso requer o compromisso de todos nós. Temos uma gestão compromissada com a educação e precisamos compartilhar o nosso esforço para alcançarmos os resultados que almejamos!” destacou a Prefeita.

A jornada pedagógica de Aurelino Leal tem como objetivo abrir o ano letivo de 2019, com atividades que auxiliem no fazer pedagógico dos profissionais da educação do município mediante a diálogos com os professores da rede municipal sobre a versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular, com a finalidade de promover uma ampla participação nas discussões e fóruns nacionais.

Segundo o secretário municipal da Educação, Alessandro Alexandrino, o Plano Nacional de Educação traz como uma de suas metas a ampliação da Base Nacional Comum Curricular e no seu cumprimento. Os debates serão calcados na versão preliminar enviada pelo Ministério da Educação, construída por equipe formada pela Secretaria de Educação Básica – que objetiva unificar de forma participativa um ensino de qualidade.

Pela importância do documento é necessário um amplo conhecimento dos temas, que deverão ser objeto de discussão, com a participação ampla de todos os profissionais de educação. Em seguida, será elaborado um documento que será sistematizado e utilizado pela rede Municipal da Educação.

De Acordo com o secretario de ADM e Finanças, a participação dos profissionais da Educação na Jornada Pedagógica é decisiva para que o conteúdo das propostas seja aplicado em sala de aula. “Como sempre tenho dito, é através da educação que poderemos ter um município, um estado e país desenvolvido, pelo conhecimento e cidadania”, Afirmou Jânio Cezar.

 A jornada na noite desta segunda feira contou ainda com a participação da profª. Drª. Emilia Peixoto Vieira/PPeGE/UESC que falou sobre a Base Comum nas áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, respectivamente. “A Base Nacional Comum é uma referência curricular. Uma referência que vai seguir de base para a construção de novos currículos. Dentro do município de Aurelino Leal, se vocês tentarem fazer um currículo próprio, precisa olhar o que a Base Nacional Comum já traz como referência curricular. A Base é um entendimento nacional em torno do que é importante no processo de desenvolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica”, disse Emília Peixoto.

 No âmbito da Educação Infantil, explicou a professora doutora Emília Peixoto, a organização curricular exige práticas culturais selecionadas pelos professores para serem vividas no cotidiano das unidades de educação infantil. ”Serem estimuladoras do desenvolvimento das crianças, acolhedoras de suas diversidades de sentidos, ritmos, produções, e promotoras de aprendizagens”, explicou aos professores da rede municipal de Ensino.

Na abertura da Jornada, além de Professores e Funcionários, estiveram presentes Os secretários, Educação Alessandro Alexandrino, ADM e Finanças Jânio Cêzar, Saúde Waldson Souza, os Vereadores Dhones Almeida, Ricardo Carneiro e Rosana Fontes, pais de alunos e diversos servidores ligados a educação do município.

(ASCOM /Aurelino Leal)

 

Sobre Abimael Rirches

Veja Também

Prefeita Liu Andrade recebe representantes do esporte local em seu gabinete

Na tarde desta quarta-feira, 18 de abril, a prefeita Liu Andrade teve a honra de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *