Home / Bahia / Bahia inaugura maior Hospital da Mulher do Norte-Nordeste

Bahia inaugura maior Hospital da Mulher do Norte-Nordeste

Com investimento superior a R$ 40 milhões entre obras e equipamentos, o governador Rui Costa inaugurou o Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, hoje (9). A unidade começa o atendimento ambulatorial na sexta-feira (13), após processo de higienização. As áreas de urgência e emergência ginecológicas começam a atender na próxima segunda (16).

A unidade, que leva o nome de Maria Luiza Costa dos Santos, mãe do governador e falecida há mais de 20 anos, é o maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Norte-Nordeste e considerado um centro de referência estadual.

A unidade possui dez salas cirúrgicas e 136 leitos, sendo 97 destinados à internação, 10 para terapia intensiva (UTI) e 29 leitos para hospital-dia. O centro de diagnóstico está equipado com tomógrafo computadorizado, mamógrafo, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas. O hospital tem capacidade para realizar 9 mil consultas e mil procedimentos cirúrgicos mensais.

O Hospital da Mulher prestará assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. A unidade também dispõe de um serviço de urgência e emergência ginecológica, com funcionamento 24 horas.

Por mês, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), investirá cerca de R$ 4 milhões na manutenção do hospital, que será gerido por uma organização social.

NOVIDADES

Uma das novidades no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia é o serviço de média complexidade em reprodução humana assistida. O objetivo é atender mulheres com diagnóstico confirmado de pólipo endometrial, cistos anexiais, endometriose, má formação congênita ou que estejam inférteis há mais de dois anos sem causa definida.

Sobre Abimael Rirches

Veja Também

Governo anuncia convocação de novos delegados e escrivães para Polícia Civil

O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira (6) a convocação de 51 novos delegados e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *