Home / Aurelino Leal / Social / Horta Comunitária vai Beneficiar Famílias de Aurelino Leal

Horta Comunitária vai Beneficiar Famílias de Aurelino Leal

Mais de 25 famílias que residem na cidade de Aurelino Leal estarão trabalhando na Horta Comunitária que está sendo implantada no município. O projeto da Horta Comunitária começou a gerar expectativas  e promete gerar  resultados positivos para famílias beneficiárias do Bolsa Família residentes nos Bairros Humberto Barbosa, Esquenta Pandeiro e Av. Alonso e São Cosme, na cidade de Aurelino Leal.­

Atualmente, cerca de 3.508  famílias aurelinenses são beneficiárias do programa Bolsa Família, das quais aproximadamente 74% sobrevive com menos de 25% do Salário Mínimo. Baseando-se nesses dados, foi desenvolvido pela Prefeitura de Aurelino Leal por meio secretaria municipal de Assistência  Social, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, a intervenção para implantação de uma horta comunitária orgânica.

Horta Comunitária de Jussari -Bahia

A execução do projeto teve inicio em uma área no assentamento Sarfira e tem por objetivo, a criação de uma horta comunitária, famílias referenciadas ao CRAS, beneficiarias do programa Bolsa Família, estão sendo incentivadas a buscar através da terra, do plantio e da colheita uma melhoria na qualidade de vida, bem como uma fonte para geração de renda, promovendo assim, condições para a superação das situações de vulnerabilidades social, e risco pessoal.
Com a apresentação do Projeto junto à Coordenação da Secretaria Municipal de Assistência  Social, o projeto ganhou vida e garante atrair vários parceiros que se juntarão ao projeto.

Produtos são cultivados sem o uso de agrotóxico, garantindo mais sabor e saúde.

A Horta comunitária implantada no município irá produzir alimentos sem agrotóxico, proporcionando às famílias uma alimentação saudável, além de complementação da renda através da comercialização dos produtos junto ao comércio local.
Segundo os idealizadores do projeto, as parcerias foram importantes para que o mesmo se tornasse realidade.

Para Rita Andrade, secretária do social, o Projeto é ousado, e promove não só a geração de renda, mas também uma mudança psicossocial na vida dessas pessoas: “Trata-se de um projeto audacioso, mas que desde o início mostrou-se grande potencial para dar certo” completou.

Visita a Hortas comunitárias em Jussari – Bahia

Secretário Romário orientando as futuras agricultoras

As futuras produtoras agrícolas de Aurelino Leal visitou, na manhã desta quarta-feira (04), a Horta Comunitária que fica as margens do Rio Piabanha, no município de Jussari – Bahia, com o objetivo de dialogar com os moradores envolvidos no projeto, e foram recebidas pelo Secretário de Agricultura, Romário que já esteve a frente da presidência da horta comunitária. A proposta de implantação das hortas comunitárias em Aurelino Leal foi elogiada pelo secretário. “É um projeto que busca a construção da cidadania, que envolve a comunidade não só no cuidado com a produção de alimentos, mas também com educação ambiental e ainda gera uma renda extra para as famílias participantes. Muito importante essa iniciativa, que precisa ser incentivada e apoiada”, disse Romário.

Durante a visita as futuras produtoras agrícolas puderam tirar as duvidas sobre o cultivo e até ganharam hortaliças dos associados.

(ASCOM/Aurelino Leal –  Repórter: Abimael Rirches)