Home / Aurelino Leal / Social / Bolsa família leva importantes projetos para melhorar vida de beneficiários.

Bolsa família leva importantes projetos para melhorar vida de beneficiários.

O projeto de uma Horta Comunitária começou a gerar expectativas de resultados positivos a 15 Famílias beneficiárias do Bolsa Família residentes nos Bairros Humberto Barbosa, Esquenta Pandeiro e Av. Alonso, na cidade de Aurelino Leal.­

Atualmente, cerca de 3.508  famílias aurelinense são beneficiárias do Bolsa Família, das quais aproximadamente 74% sobrevive com menos de 25% do Salário Mínimo. Baseando-se nesses dados, foi desenvolvido pela secretaria municipal de Assistência  Social, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, ao qual tem o objetivo de acompanhar mulheres referenciadas CRAS,  beneficiária do Programa Bolsa Família, a intervenção para implantação de uma horta comunitária orgânica,  inicialmente a execução do projeto teve inicio no terreno no fundo da sede da prefeitura municipal. O presente projeto tem por objetivo, a criação de uma horta comunitária, com famílias referenciadas ao CRAS, beneficiarias do programa Bolsa Família, incentivando estas famílias, a buscar através da terra, do plantio e da colheita uma melhoria na qualidade de vida, bem como uma fonte para geração de renda, promovendo assim, condições para a superação das situações de vulnerabilidades social, e risco pessoal.
Com a apresentação do Projeto junto à Coordenação da Secretaria Municipal de Assistência  Social, o projeto ganhou vida e garante atrair vários parceiros que se juntarão ao projeto.

Produtos são cultivados sem o uso de agrotóxico, garantindo mais sabor e saúde.

A Horta comunitária implantada no município irá produzir alimentos sem agrotóxico, proporcionando às famílias uma alimentação saudável, além de complementação da renda através da comercialização dos produtos junto ao comércio local.
Segundo os idealizadores do projeto, as parcerias foram importantes para que o mesmo se tornasse realidade.
Para Rita Andrade, secretária do social, o Projeto é ousado, e promove não só a geração de renda, mas também uma mudança psicossocial na vida dessas pessoas: “Trata-se de um projeto audacioso, mas que desde o início mostrou-se grande potencial para dar certo” completou.