Home / Aurelino Leal / Saúde / Secretaria Municipal de Saúde recebe visita do PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

Durante a manhã desta sexta-feira 06 de Outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Aurelino Leal recebeu a visita de técnicos do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), para uma avaliação das unidades básicas de saúde.

O Programa do Ministério da Saúde visa acompanhamento e avaliação do padrão de qualidade no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Foi realizada uma análise de todos os profissionais que fazem parte das equipes de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde), da infra-estrutura das Unidades Básicas de Saúde, equipamentos, medicamentos e satisfação dos pacientes.

O resultado da avaliação, que tem previsão para sair em janeiro do próximo ano, é de suma importância para a população e para a estratégia municipal da saúde. Quanto melhor o desempenho, mais incentivos a serem repassados para nossa cidade. Quanto a certificação das equipes das unidades de saúde também acontecerá em janeiro de 2018.

Segundo a enfermeira Juma Lua Lucena, responsável pela atenção básica em Aurelino Leal, a avaliação do PMAQ é de extrema importância para o processo de trabalho da equipe, pois nos permite aprimorar nossas ações voltadas principalmente, para prevenção e promoção da saúde, resultando no nosso principal objetivo: a melhoria continua da assistência à população.

(ASCOM/Aurelino Leal – Repórter: Abimael Rirches)