Home / Aurelino Leal / Saúde / Prefeitura realiza vacinação de cães e gatos

Prefeitura realiza vacinação de cães e gatos

A Prefeitura de Aurelino Leal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu uma campanha de vacinação antirrábica, neste mês de julho. Foram vacinados cães e gatos nos 5 postos instalados em todas as regiões da cidade. O objetivo da campanha foi imunizar os animais contra a raiva, doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Na cidade de Aurelino Leal, não há registro da doença em humanos e animais há vários anos; porém é preciso manter-se em alerta, pois o vírus continua em circulação

É importante ficar alerta aos sinais da doença nos animais. Entre os sintomas mais comuns, está a intolerância à luz, agressividade, salivação excessiva e paralisia da face. Em casos de agressões de animais (cães, gatos ou outros potenciais transmissores da raiva) a pessoa deve lavar o local do ferimento com bastante água e sabão e, em seguida, procurar o Centro de Saúde mais próximo à sua casa para que seja feita a limpeza criteriosa da lesão e avaliada a necessidade de administração da vacina, associada ou não ao soro ou imunoglobulina humana antirrábica e iniciar a observação do animal.

A vacina foi e é gratuita e deve ser aplicada anualmente nos animais. A vacinação é disponibilizada todos os anos nos postos de saúde e durante visitas na zona rural, o atendimento à população foi feito das 8h às 17h.