Home / Aurelino Leal / Saúde / Prefeitura realiza campanha de vacinação contra a gripe nos postos de Saúde de Aurelino Leal

A campanha teve início no dia 17 de abril e se estenderá até o dia 26 de maio, com o “dia D” programado para este sábado, 13/05. A ação é realizada pelo Ministério da Saúde e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Waldson Souza, o público alvo da campanha este ano inclui, crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da Saúde; pessoas com idade acima de 60 anos; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade; e professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

A vacinação tem sido a estratégia utilizada no Brasil para evitar as internações e complicações, inclusive óbitos, causadas pela gripe nos grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Estudos científicos comprovam que a vacinação contribui para redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A contraindicação da vacina é apenas para pessoas com alergia às proteínas do ovo, crianças menores de seis meses e para quem apresenta quadro de doenças febris agudas.

(ASCOM / Aurelino Leal)