Home / Aurelino Leal / Saúde / Prefeitura lança o projeto “BUGUINHA EM AÇÃO” voltado aos pacientes da fisioterapia de Aurelino Leal.

Combater problemas funcionais, como dificuldade para se movimentar, e evitar a ocorrência e os efeitos negativos de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, osteoporose, artrite, artrose e parkinson são os principais objetivos no mais novo projeto desenvolvido pela Prefeitura de Aurelino Leal. Lançado em homenagem a um morador do bairro São Cosme, o projeto, que é voltado aos pacientes da Fisioterapia de Aurelino Leal, o projeto recebeu o nome de quem motivou sua criação: “BUGUINHA”.  O programa foi lançado exclusivamente pela prefeitura de Aurelino Leal. As ações, elaboradas e coordenadas por profissionais da Fisioterapia de Aurelino Leal, além do tratamento fisioterápico, correção postural, hidroterapia, palestras e atividades recreativas com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros. “Todo o trabalho tem por fundamento principal dar novas perspectivas e motivar quem passa por problemas de saúde e, por muitas vezes, convive com dores e dificuldades motoras. É importante destacar que teremos também agradáveis atividades externas, no município, reforçando a integração entre os participantes do projeto”, explica a Fisioterapeuta, Tamires Muniz.  As inscrições já estão abertas. Pacientes que precisarem de atendimento na Fisioterapia de Aurelino Leal e desejar participar do projeto pode preencher a ficha de inscrição diretamente na unidade de fisioterapia, que fica no fundo do Hospital Geral de Aurelino Leal. Os formulários estão disponíveis das 8h às 17h, na recepção da Fisioterapia. Já nos distritos do município de Aurelino Leal o projeto será executado pelo fisioterapeuta Davi Vasques. “Os benefícios são mútuos, para os pacientes que buscam uma melhora na qualidade de vida e diminuição das consequências inerentes ao avanço da idade”, pontua Fisioterapeuta, Davi Vasques. O projeto já foi lançado e a secretaria de saúde já está buscando os pacientes em casa para participar das sessões na Fisioterapia de Aurelino Leal. “Buscar qualidade de vida por meio de ações preventivas é prioridade da nossa gestão. Temos buscado realizar e apoiar ações, que disseminem práticas saudáveis em nosso município. O Projeto BUGUINHA EM AÇÃO é uma iniciativa importantíssima e, certamente, trará excelentes resultados a todos os que participarem do projeto”, afirma a prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade.

O BUGUINHA

Nascido em 20 de Agosto de 1976, Anaiton Pereira Matos de Morais, o popular BUGUINHA, gostava de praticar, pesca, surf, e canoagem, porém por ironia do destino suas atividades foram interrompidas por uma crise de pressão que levou á um derrame hemorrágico, deixando sequelas nos seus membros inferior e superior com paralisia dificultado à deambulação do mesmo.

Em meio a todo sofrimento, BUGUINHA com o apoio do projeto que recebeu o seu apelido vem lutando contra as fortes cãibras que o afasta do meio social. Ele sempre desejou as sessões de fisioterapia, pois em visitas realizada pela prefeita a residência do mesmo, ele [BUGUINHA] sempre cobrava um meio de transporte para levar as pessoas até a clínica.

Surgimento

Após reeleita em Aurelino Leal, a prefeita Liu Andrade, lançou a proposta de poder ajudar a todos,  juntamente com o secretário de saúde, Waldson Souza, e o Setor de Regulação do município a prefeita colocou em execução o projeto “Buguinha em Ação”. Hoje esse projeto atende a sede e os distritos, e estamos na luta para agregar também a zona rural.