Home / Aurelino Leal / Saúde / Prefeitura de Aurelino Leal promove mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti

Prefeitura de Aurelino Leal promove mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti

Dando continuidade ao combate contra o mosquito Aedes Aegypti, nesta quart-feira, 14, as equipes do Nasf e Agentes de combate a endemias estiveram no distrito de Lage do Banco.

A ação que foi realizada pela secretaria municipal de saúde contou com visitação às residências para a retirada de entulhos que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue, da zica e da chikungunya, além da distribuição de materiais educativos sobre saúde e como evitar a formação de novos criadouros.

Conforme o coordenador do NASF de Aurelino Leal, Davi Vasques, esses mutirões têm como objetivo acabar com os focos desse mosquito.

“Estamos no período chuvoso, com esses mutirões queremos reforçar o controle contra o Aedes Aegytpi. Além de fazer a parte educativa, retiramos objetos que possam acumular água, fazemos tratamentos e mobilizamos a população para cuidar do seu quintal”, disse Davi Vasques.

Durante toda a manhã, os profissionais estiveram percorrendo o distrito visitando os domicílios e orientando quanto à importância da prevenção para dengue, zica e chikungunya.

Foram encontrados focos do mosquito em lotes baldios, pneus de bicicleta e motos, latas velhas, copos, dentre outros criadouros. Que foram devidamente recolhidos.

O Secretário Municipal de Saúde acompanhou essa ação de perto.

“Lutar contra esse mosquito é uma necessidade que precisa acontecer diariamente, realizado por cada morador em sua residência. Estaremos com a nossa equipe realizando essas ações em todos os bairros de Aurelino Leal e nos distritos para combater as várias doenças causadas por um único mosquito”, reforçou Waldson Souza.

Moradora no distrito há vários anos, dona Maria José da mercearia relata que essa ação é muito importante para a prevenção do mosquito.

“Essa é a melhor coisa que já fizeram nesse distrito, cuido do meu quintal e esse mutirão reforça os nossos cuidados. Cada um fazendo a sua parte pode eliminar esse mosquito, além de ser a segunda vez que uma ação como esta acontece em nosso distrito”, disse.

Alunos da escola  Municipalizada Manoel Vieira Filho e escola agrupada Luis Mendes Ferreira na comunidade do Distrito, em Lage do Banco, também participaram da ação.