Home / Aurelino Leal / Imprensa / Panfletagem Azul incentiva homens no combate ao câncer de próstata

Panfletagem Azul incentiva homens no combate ao câncer de próstata

Durante a manhã desta terça-feira, (22) a equipe de atenção básica e NASF de Aurelino Leal realizaram diversas panfletagens e bate papo, em bairros da cidade, com a intenção de incentivar os homens com mais de 45 anos a realizarem os exames preventivos, uma vez ao ano.

Ressaltando que aqueles com casos pregressos na família, devem procurar o urologista após completarem 40 anos. O comerciante “Cosme” elogiou a iniciativa. Ele realiza os exames periodicamente e acredita que muitos homens não fazem o procedimento por pura ignorância. “É machismo não permitir ser examinado”, considerou.

Com panfletos e fitinhas azuis, que simbolizam a campanha de conscientização contra o câncer de próstata, as representantes do Nasf, junto com outros profissionais da saúde, entravam em comércios, oficinas e demais locais públicos e falavam com os presentes sobre a importância dos exames preventivos e distribuíam os panfletos para os ouvintes.

A Coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Juma, acredita que, com este tipo de abordagem, a comunidade vai entender que tem que deixar de lado o preconceito e se prevenir. “Nós queremos que seja quebrado esse preconceito, pois todos os homens tem que cuidar de sua saúde e este tipo de ação ajuda”, disse. A campanha tem o apoio da Prefeitura municipal, secretaria municipal de saúde.