Home / Aurelino Leal / Saúde / IV Conferência Municipal de Saúde e I Conferência de Vigilância em Saúde

IV Conferência Municipal de Saúde e I Conferência de Vigilância em Saúde

A Prefeitura Municipal de Aurelino Leal, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta feira a IV Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de avaliar as ações de saúde e propor metas para a consolidação do Sistema Único de Saúde em nosso município. O TEMA da Conferência foi: “Os Desafios da Saúde para o Novo Milênio” e o SUBTEMA: “Vigilância, Proteção e promoção da Saúde”

A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformadora na prática do pensar em saúde, no conceito mais amplo da palavra. Ou seja, saúde como qualidade de vida. A participação da população Aurelinense foi de grande valia, tornando a conferência democrática e significativa, pois todos os participantes permaneceram até o final, propuseram novas ideias, questionaram quando preciso e sugeriram novas ações para fortalecimento da inclusão social na saúde do município. É importante ressaltar que através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantados são levados às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços do sistema único de saúde (SUS). A conferência contou com presenças da Prefeita Liu Andrade, de representantes do Poder Legislativo Municipal, Secretários (as) municipais, Moradores, representantes das Associações, Pastorais, Igrejas, Polícia Militar e Servidores da saúde.

“A partir do momento em que a sociedade é chamada a participar do processo de formulação política e passa a acompanhar e fiscalizar sua execução, o sistema tende a aproximar-se das reais necessidades do cidadão brasileiro. Nesse sentido, essa conferência buscou discutir acerca da melhoria da saúde no município de Aurelino Leal, com propostas que serão priorizadas pela nossa gestão. A saúde em nossa gestão está em primeiro lugar e com certeza é um dos nossos principais compromisso”. Afirma Jânio Cézar, presidente do Conselho Municipal de Saúde.