Home / Aurelino Leal / Saúde / Hospital Geral de Aurelino Leal começa se tornar referência em cirurgias eletivas

Aurelino Leal – Com o apoio do governo do Estado, o Hospital Geral de Aurelino Leal está se especializando na oferta de diversas cirurgias eletivas (não emergenciais) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em pouco tempo, a unidade passou de um hospital de pequeno porte, com abrangência municipal, para se tornar um importante serviço de referência macrorregional nas realizações de cirurgia de Perineoplastia, Herniorrafia, Hemorroidectomia, Ooforectomia, Cistos, Lipomas, Cesário, Fimose, Hidrocele e Vasectomia acima de 35 anos.

Atualmente, o Hospital de Aurelino Leal recebe pacientes de varias cidades do sul da Bahia: Maraú, Gongogi, Itapitanga, Itabuna, Itacaré, Ubatã, Almadina e outros municípios. Além disso, a unidade aumentou em seis vezes sua capacidade de atendimento e praticamente dobrou a taxa de ocupação dos seus leitos SUS.
De acordo com a prefeita Liu Andrade, o que está sendo feito em Aurelino Leal em sua gestão serve de exemplo para hospitais de baixa complexidade que enfrentam dificuldades financeiras para se manter. “Vocacionamos este hospital para atender a um determinado tipo de demanda. Desta forma, foi possível ampliar o número de pacientes atendidos e, acreditamos que aumentará também o faturamento da entidade para que possamos servir ainda mais nossa região”, declarou.

A média de cirurgias eletivas realizadas no local deve saltar de 20 para 130 procedimentos por mês. Pacientes que estavam há muito tempo na fila de espera do SUS já começaram a ser beneficiados. “O hospital de Aurelino Leal é mais um parceiro do Estado em realização de Cirurgias Eletivas. Uma iniciativa inédita que está melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas”, relata a prefeita Liu Andrade. (ASCOM/Aurelino Leal)