Home / Aurelino Leal / Saúde / Campanha incentiva prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites e Sífilis

Campanha incentiva prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites e Sífilis

Em alusão ao dia 28 de julho – Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Prefeitura Municipal de Aurelino Leal, por meio da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Atenção Básica e do Núcleo de Apoio a Família, proveu a nos PSF da Sede e dos Distritos a campanha “Contra o Hepatites Virais e Sífilis”, durante este mês de julho. Tendo como objetivo potencializar e realizar ações com orientações, oferta de testes rápidos para detecção das hepatites B e C e vacina contra a hepatite B.

As Hepatites B e C são doenças infecciosas causadas por vírus, que afetam principalmente as células do fígado, causando inflamação, e até mesmo podendo levar à cirrose e câncer do fígado. As principais formas de transmissão são por contato sexual desprotegido e por contato com materiais contaminados por sangue. As hepatites virais raramente apresentam sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabem que tem hepatite. Por isso, a importância da realização dos exames específicos para hepatites B e C.

Com o apoio de demais parcerias, a campanha teve como objetivo conscientizar a população através da divulgação e distribuição de material informativo acerca do tema, levando informações sobre a importância do diagnóstico e tratamento das hepatites. Sendo potencializadas as atividades nas unidades básicas de saúde e as ações de diagnóstico e prevenção para populações específicas e a população em geral.

Dessa maneira, a proposta da campanha foi construir ações de prevenção às hepatites virais, ampliando a oferta de testes rápidos e incentivando e ampliando a investigação diagnóstica.

O diagnóstico é o primeiro passo para a cura. A população participou junto as unidades de saúde onde foram realizados os testes rápidos para hepatites B e C e também os testes para HIV e sífilis. O exame foi gratuito, sigiloso.