Home / Aurelino Leal / Imprensa / Caminhada marca Setembro Amarelo e dia de combate ao suicídio

Caminhada marca Setembro Amarelo e dia de combate ao suicídio

 

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação de tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, em sua maioria homens. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. A campanha Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo.

Com o objetivo de combater a depressão, a Prefeitura de Aurelino Leal,  por meio das Secretarias de Saúde e NASF, realizaram neste mês a campanha de Defesa da Vida, Diga não ao Suicídio “Diga sim a vida”.

Segundo o Secretário de Saúde, Waldson Souza, a ação visa combater principalmente a depressão e o suicídio, uma vez que, essa doença tem afetado muitas pessoas.

A equipe do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família – realizaram ações para combater, prevenir e orientar as famílias de um modo geral sobre o que a depressão pode causar no meio da sociedade. Essa campanha vem com o objetivo de combater, alertar, prevenir e conscientizar as famílias e a sociedade de um modo geral sobre as causas e consequências que a depressão pode causar na vida de um ser humano. “Temos visto que muitas pessoas que já foram vítimas dessa doença e que hoje enfrentam grande dificuldade em combatê-la, pois a depressão não é ‘frescura’, como muita gente fala, ela é uma doença que causa morte, tanto como qualquer outra doença se não for detida a tempo”, disse a Coordenadora do NASF, Marta Almeida.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da atenção básica, Juma Lua Lucena, a intenção é dar uma sacudida nestes medos e tabus.“Queremos que as pessoas nos procurem porque estamos capacitados a fornecer a ajuda de que ela precisa”, afirmou Juma

As escolas, 2 de julho, Colégio estadual Maria Olímpia, escola Municipal Eduardo Magalhães, escola Municipal Ami Barbosa, também participaram da caminhada do setembro amarelo

(ASCOM – Aurelino Leal / Repórter Abimael Rirches)

Sobre Abimael Rirches

Veja Também

Prefeita Liu Andrade assina convênio junto ao Governo do Estado para construção de Mercado Municipal.

A prefeita Liu Andrade, esteve participando na tarde desta segunda-feira (13), em Salvador, da assinatura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *