Home / Aurelino Leal / Gabinete / Prefeita Liu Andrade recebe Gerente do Banco do Nordeste para apresentação de linhas de créditos

Com o objetivo de oferecer novas oportunidades de crédito ao setor rural, micro empreendedor individual e microempresas a Prefeitura de Aurelino Leal realizou uma reunião com o gerente do Banco do Nordeste agencia de Itabuna, Delci Andrade, que apresentou suas principais linhas de financiamentos aos produtores. O encontro aconteceu na última quarta-feira, 02 de Agosto, no gabinete da prefeita Liu Andrade (PP).

Na ocasião, foram apresentados os benefícios da Lei 13.340/2017, que possibilita a regularização de dívidas no âmbito rural, inclusive com suspensão de ações judiciais. A norma autoriza o aumento do prazo de pagamento por um prazo de até 10 anos, incluindo um ano de carência para início da quitação da dívida, que devem ter valor máximo de R$ 100 mil.

Outra reunião acontecerá para apresentar também ao poder legislativo as oportunidades e os benefícios que o município poderá receber com essa parceria entre prefeitura e BNB.

Os agricultores e empresários que quiserem mais informações sobre as linhas de créditos devem procurar a secretaria municipal de agricultura em Aurelino Leal.

Crediamigo

O Crediamigo é o maior Programa de Microcrédito Produtivo Orientado da América do Sul, que facilita o acesso ao crédito a milhares de empreendedores pertencentes aos setores informal ou formal da economia (microempresas, enquadradas como Microempreendedor Individual, Empresário Individual, Autônomo ou Sociedade Empresária).

O Crediamigo faz parte do Crescer – Programa Nacional de Microcrédito do Governo Federal – uma das estratégias do Plano Brasil Sem Miséria para estimular a inclusão produtiva da população extremamente pobre.

O Programa atua de maneira rápida e sem burocracia na concessão de créditos em grupo solidário ou individual. Grupo solidário consiste na união voluntária e espontânea de pessoas interessadas em obter o crédito, assumindo a responsabilidade conjunta no pagamento das prestações. A metodologia do aval solidário consolidou o Crediamigo como o maior programa de microcrédito do país, possibilitando o acesso ao crédito a empreendedores que não tinham acesso ao sistema financeiro.

Associado ao crédito, o Crediamigo oferece aos empreendedores acompanhamento e orientação para melhor aplicação do recurso, a fim de integrá-los de maneira competitiva ao mercado. Além disso, o Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste abre conta corrente para seus clientes, sem cobrar taxa de abertura e manutenção de conta, com o objetivo de facilitar o recebimento e movimentação do crédito.

Outras Informações:

• Os documentos necessários para o cadastro de um o cliente do Crediamigo são: CPF, Documento de Identificação com foto e Comprovante de Residência atual.
  • O atendimento ao cliente do Crediamigo é personalizado, feito no próprio local do empreendimento;
  • O empréstimo é liberado de uma só vez em no máximo sete dias úteis após a solicitação;
  • Os valores iniciais variam de R$ 100,00 a 6.000,00, de acordo com o produto, a necessidade e o porte do negócio;
  • Os empréstimos podem ser renovados e evoluir até R$ 15.000,00, dependendo do produto, da capacidade de pagamento e da estrutura do negócio, permanecendo esse valor como endividamento máximo do cliente.

Agroamigo

O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do(a) agricultor(a) familiar do Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo, cuja operacionalização conta com a parceria do Instituto Nordeste Cidadania (INEC).

Tem como característica a presença nas comunidades rurais por meio dos Agentes de Microcrédito e atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores(as) familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com exceção dos grupos A e A/C.

A metodologia inovadora do Agroamigo impulsiona a sustentabilidade dos empreendimentos rurais, a equidade de gênero no campo, a inclusão financeira dos agricultores(as) familiares  e a redução de desigualdades.

As melhorias introduzidas pelo Programa abrangem:

• Conceder crédito orientado e acompanhado, de forma gradativa e sequencial.
  • Atender aos clientes na própria comunidade, por meio do Agente de Microcrédito.
  • Expandir, de forma quantitativa e qualitativa, o atendimento com redução de custos para o cliente.
  • Agilizar o processo de concessão do crédito.
  • Promover a inclusão financeira do(a) agricultor(a) familiar e seu acesso aos produtos e serviços do Banco.
  • Sensibilizar os(as) agricultores(as) familiares quanto à importância da educação financeira.
  • Conscientizar os(as) agricultores(as) quanto à necessidade de exploração sustentável do meio ambiente.

A experiência exitosa do Agroamigo Crescer no atendimento a agricultores familiares com renda bruta familiar anual de até R$ 20 mil, motivou o Banco a ampliá-la para os clientes enquadrados em grupos do Pronaf de renda mais elevada, sendo criada a modalidade Agroamigo Mais na contratação de operações de crédito do Pronaf de valor até R$ 15 mil.

Os resultados, na posição de maio de 2017, registram que o Agroamigo aplicou mais de R$ 10,9 bilhões desde a sua criação, compreendendo 3,86 milhões de operações contratadas. Com uma carteira ativa de R$ 3,75 bilhões, contando com mais de 1,14 milhão de clientes ativos.